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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Parnasianismo



              Alberto Correa,Raimundo de Oliveira e Olavo Bilac tríade do Parnasianismo Brasileiro
O Parnasianismo surgiu na França em oposição às escolas literárias Realismo e Naturalismo, opondo-se à prosa, já que foi um movimento essencialmente poético.
A escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda no período do Romantismo.
A teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade.
O nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o lugar mitológico onde as musas moravam.
A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”, a qual apresenta as seguintes características: linguagem descritiva, formas clássicas (rima, métrica), indiferença. Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.
As características do Parnasianismo são completamente opostas às realistas-naturalistas. Vejamos:
Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos
Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica.
Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
Além dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático, o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.
Leia as poesias abaixo e aponte as características do parnasianismo presentes em cada uma delas e poste a sua resposta.Atenção e Bom Trabalho

A um poeta
               Olavo Bilac

Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima , e sofre, e sua!

Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego

Não se mostre na fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:

Porque a Beleza, gêmea da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Plena nudez
                    Raimundo Correa
Eu amo os gregos tipos de escultura:
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das modas cria, tortas e enfezadas.
Quero um pleno esplendor, viço e frescura
Os corpos nus; as linhas onduladas
Livres: de carne exuberante e pura
Todas as saliências destacadas...
Não quero, a Vênus opulenta e bela
De luxuriantes formas, entrevê-la
De transparente túnica através:
Quero vê-la, sem pejo, sem receios,
Os braços nus, o dorso nu, os seios
Nus... toda nua, da cabeça aos pés!
Horas Mortas
       Alberto de Oliveira
Breve momento após comprido dia
De incômodos, de penas, de cansaço
Inda o corpo a sentir quebrado e lasso
Posso a ti me entregar, doce Poesia.
Desta janela aberta, à luz tardia
Do luar em cheio a clarear no espaço,
Vejo-te vir, ouço-te o leve passo
Na transparência azul da noite fria.
Chegas.  O ósculo teu me vivifica
as é tão tarde!  Rápido flutuas
Tornando logo à etérea imensidade;
E na mesa em que escrevo apenas fica
Sobre o papel — rastro das asas tuas,
Um verso, um pensamento, uma saudade.


25 comentários:

  1. o primeiro poema tem como características a objetividade, racionalismo e impessoalidade
    o segundo poema tem como características arte pela arte, visâo carnal do amor, culto da forma e tambem racionalismo

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  2. A um poeta(Olavo Bilac) - Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.
    Plena nudez (Raimundo Correa) - Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
    Horas Mortas (Alberto de Oliveira) - Objetividade no tratamento da poesia . Esta tratanto a realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
    Larissa Minghini - II ano 46

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  3. Colégio João d' Abreu
    Nome : Gabriel Nunes Póvoa Jacobina Aires


    A preocupação exagerada com o poema, tratando como produto concreto, final, acabado em que se deposita toda a importância, deixando de lado o conteúdo, o sentimento poético, tudo isso parece um reflexo do processo de produção acelerada em que a época vivia, transformando até o próprio homem em mais um objeto de consumo.

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  4. olavo bilac: culto a forma
    Marcelo 2º46

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  5. 1) as características que sobre sai e a estética do poema, que visava as características do poema na antiguidade clássica, os poemas tem em comum também e que todos são poemas em soneto
    Kamargo Silva
    2° 46

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  6. Colégio joão d' abreu
    nomes : Gabriel Aires e Cristian Serafini


    A preocupação exagerada com o poema, tratando-o como produto concreto, final, acabado em que se deposita toda a importância, deixando de lado o conteúdo, o sentimento poético, tudo isso parece um reflexo do processo de produção mecânica acelerada em que a época vivia, transformando até o próprio homem em mais um objeto de consumo.

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  7. raimundo correa:arte pela arte e visão carnal do amor.
    karen 2°46

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  8. Características do Parnasianismo
    - Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
    - Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
    - Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;

    - O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
    - Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
    - Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
    - Preferência pelos sonetos;
    - Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;
    - Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

    grazielle soares
    2º46

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  9. raimundo correa:arte pela arte e visão carnal do amor.
    Marcelo 2°46

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  10. 1) as características principais e a estética do poema, que visava as características do poema na antiguidade, os poemas tem em comum também e que todos são poemas em soneto sempre utilizados nos poemas parnasianos.
    Paulo Henrique
    2° 46

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  11. alberto de oliveira: objetividade, culto a forma e impessoalidade.
    Karen 2°46

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  12. alberto de oliveira: objetividade, culto a forma e impessoalidade.
    Marcelo 2°46

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  13. primiro poema:Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
    segundo poema:Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
    terceiro poema:Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.

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  14. Características do Parnasianismo

    - Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;

    - Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;

    - Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;

    - O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;

    - Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;

    - Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;

    - Preferência pelos sonetos;

    - Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;

    - Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.

    janaina carvalho
    2º46

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  15. A um poeta de Olavo Bilac - Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
    Plena nudez de Raimundo Correa - Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas.
    Horas Mortas de Alberto de Oliveira - Objetividade no tratamento dos na poesia . O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
    Larissa Lopes, Isabela Brito . 2 ano 46

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  16. Características
    •postura anti-romântica

    •objetividade temática

    •arte pela arte

    •culto da forma - representada pelos sonetos, versos alexandrinos (12 sílabas poéticas, rima rica, rara e perfeita)

    •tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade

    •universalismo

    •descrições objetivas da natureza e de objetos

    •retomada da Antiguidade Clássica com seu racionalismo e formas perfeitas

    •surge a poesia de meditação, filosófica - mas artificial

    A preocupação exagerada com o poema, tratando-o como produto concreto, final, acabado em que se deposita toda a importância; o afã na construção do objeto, deixando de lado o conteúdo, o sentimento poético, tudo isso parece um reflexo do processo de produção mecânica acelerada em que a época vivia, transformando até o próprio homem em mais um objeto de consumo.

    O poeta é um ourives, um escultor, um carpinteiro, e a sua obra, o seu poema é também um produto material, como qualquer outro, onde o que importa não é o sentimento, mas sim a técnica, a capacidade artesanal do criador devidamente associada a seu esforço.

    larissa lopes alves
    2º46

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  17. 1- A.rte pela Arte, Culto a Forma, racionalismo.
    2- Visão Carnal do amor, Impessoalidade.
    3- Arte pela Arte, Objetividade e Racionalismo.
    Josias 2°46

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  18. A um poeta - Olavo Bilac - Culto da forma
    Plena nudez - Raimundo Correa - Visão carnal do amor
    Horas Mortas - Alberto de Oliveira - Racionalismo

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  19. A Um Poeta (Olavo Bilac)
    Características:
    Formas Clássicas(Rima e Métrica), Objetividade e Culto da forma.

    Plena Nudez (Raimundo Correa)
    Características:
    Linguagem Descritiva, Visão carnal do amor e Racionalismo.

    Horas Mortas (Alberto de Oliveira)
    Características:
    Indiferença, Arte pela arte e Impessoalidade.

    2º 46
    Aluna:

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  20. primiro poema:Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
    segundo poema:Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
    terceiro poema:Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.

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  21. 1- A.rte pela Arte, Culto a Forma, racionalismo.
    2- Visão Carnal do amor, Impessoalidade.
    3- Arte pela Arte, Objetividade e Racionalismo.
    Laís 2°46

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  22. A Um Poeta (Olavo Bilac)
    Características:
    Formas Clássicas(Rima e Métrica), Objetividade e Culto da forma.

    Plena Nudez (Raimundo Correa)
    Características:
    Linguagem Descritiva, Visão carnal do amor e Racionalismo.

    Horas Mortas (Alberto de Oliveira)
    Características:
    Indiferença, Arte pela arte e Impessoalidade.

    2º 46
    Aluna: Jordana Borges

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  23. sem influências da realidade nas formas ou conteúdos. em oposição ao sentimentalismo exacerbado. ao contrário do descuido formal dos românticos
    negação ao sentimentalismo romântico. surge a poesia de meditação, filosófica.
    Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.

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  24. Thaynara,Pablo,Daniela,Flávia,Tâmara,Kayse e Bruno Melo 2º48

    A um poeta
    Olavo Bilac
    Visão carnal do amor, arte pela arte, impessoalidade.

    Plena nudez
    Raimundo Correa
    Arte pela arte, visão carnal do amor.

    Horas Mortas
    Alberto de Oliveira

    Objetividade,arte pela arte.

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