O Parnasianismo surgiu na França em oposição às escolas literárias Realismo e Naturalismo, opondo-se à prosa, já que foi um movimento essencialmente poético.
A escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda no período do Romantismo.
A teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade.
O nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o lugar mitológico onde as musas moravam.
A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”, a qual apresenta as seguintes características: linguagem descritiva, formas clássicas (rima, métrica), indiferença. Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.
As características do Parnasianismo são completamente opostas às realistas-naturalistas. Vejamos:
Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos
Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica.
Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
Além dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático, o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.
Leia as poesias abaixo e aponte as características do parnasianismo presentes em cada uma delas e poste a sua resposta.Atenção e Bom TrabalhoA escola teve influência da doutrina “arte pela arte” apresentada por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda no período do Romantismo.
A teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade.
O nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, o qual indica o lugar mitológico onde as musas moravam.
A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”, a qual apresenta as seguintes características: linguagem descritiva, formas clássicas (rima, métrica), indiferença. Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.
As características do Parnasianismo são completamente opostas às realistas-naturalistas. Vejamos:
Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos
Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica.
Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
Além dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático, o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.
A um poeta
Olavo Bilac
Olavo Bilac
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima , e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Não se mostre na fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Plena nudez
Raimundo Correa
Eu amo os gregos tipos de escultura:
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das modas cria, tortas e enfezadas.
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das modas cria, tortas e enfezadas.
Quero um pleno esplendor, viço e frescura
Os corpos nus; as linhas onduladas
Livres: de carne exuberante e pura
Todas as saliências destacadas...
Os corpos nus; as linhas onduladas
Livres: de carne exuberante e pura
Todas as saliências destacadas...
Não quero, a Vênus opulenta e bela
De luxuriantes formas, entrevê-la
De transparente túnica através:
De luxuriantes formas, entrevê-la
De transparente túnica através:
Quero vê-la, sem pejo, sem receios,
Os braços nus, o dorso nu, os seios
Nus... toda nua, da cabeça aos pés!
Os braços nus, o dorso nu, os seios
Nus... toda nua, da cabeça aos pés!
Horas Mortas
Alberto de Oliveira
Breve momento após comprido dia
De incômodos, de penas, de cansaço
Inda o corpo a sentir quebrado e lasso
Posso a ti me entregar, doce Poesia.
Desta janela aberta, à luz tardia
Do luar em cheio a clarear no espaço,
Vejo-te vir, ouço-te o leve passo
Na transparência azul da noite fria.
Chegas. O ósculo teu me vivifica
as é tão tarde! Rápido flutuas
Tornando logo à etérea imensidade;
E na mesa em que escrevo apenas fica
Sobre o papel — rastro das asas tuas,
Um verso, um pensamento, uma saudade.
o primeiro poema tem como características a objetividade, racionalismo e impessoalidade
ResponderExcluiro segundo poema tem como características arte pela arte, visâo carnal do amor, culto da forma e tambem racionalismo
A um poeta(Olavo Bilac) - Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.
ResponderExcluirPlena nudez (Raimundo Correa) - Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
Horas Mortas (Alberto de Oliveira) - Objetividade no tratamento da poesia . Esta tratanto a realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
Larissa Minghini - II ano 46
olavo bilac: culto a forma
ResponderExcluirKaren
Colégio João d' Abreu
ResponderExcluirNome : Gabriel Nunes Póvoa Jacobina Aires
A preocupação exagerada com o poema, tratando como produto concreto, final, acabado em que se deposita toda a importância, deixando de lado o conteúdo, o sentimento poético, tudo isso parece um reflexo do processo de produção acelerada em que a época vivia, transformando até o próprio homem em mais um objeto de consumo.
olavo bilac: culto a forma
ResponderExcluirMarcelo 2º46
1) as características que sobre sai e a estética do poema, que visava as características do poema na antiguidade clássica, os poemas tem em comum também e que todos são poemas em soneto
ResponderExcluirKamargo Silva
2° 46
Colégio joão d' abreu
ResponderExcluirnomes : Gabriel Aires e Cristian Serafini
A preocupação exagerada com o poema, tratando-o como produto concreto, final, acabado em que se deposita toda a importância, deixando de lado o conteúdo, o sentimento poético, tudo isso parece um reflexo do processo de produção mecânica acelerada em que a época vivia, transformando até o próprio homem em mais um objeto de consumo.
raimundo correa:arte pela arte e visão carnal do amor.
ResponderExcluirkaren 2°46
Características do Parnasianismo
ResponderExcluir- Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
- Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
- Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
- O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
- Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
- Preferência pelos sonetos;
- Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;
- Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.
grazielle soares
2º46
raimundo correa:arte pela arte e visão carnal do amor.
ResponderExcluirMarcelo 2°46
1) as características principais e a estética do poema, que visava as características do poema na antiguidade, os poemas tem em comum também e que todos são poemas em soneto sempre utilizados nos poemas parnasianos.
ResponderExcluirPaulo Henrique
2° 46
alberto de oliveira: objetividade, culto a forma e impessoalidade.
ResponderExcluirKaren 2°46
alberto de oliveira: objetividade, culto a forma e impessoalidade.
ResponderExcluirMarcelo 2°46
primiro poema:Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
ResponderExcluirsegundo poema:Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
terceiro poema:Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
Características do Parnasianismo
ResponderExcluir- Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
- Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
- Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
- O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
- Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
- Preferência pelos sonetos;
- Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;
- Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.
janaina carvalho
2º46
A um poeta de Olavo Bilac - Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.
ResponderExcluirPlena nudez de Raimundo Correa - Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas.
Horas Mortas de Alberto de Oliveira - Objetividade no tratamento dos na poesia . O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
Larissa Lopes, Isabela Brito . 2 ano 46
Características
ResponderExcluir•postura anti-romântica
•objetividade temática
•arte pela arte
•culto da forma - representada pelos sonetos, versos alexandrinos (12 sílabas poéticas, rima rica, rara e perfeita)
•tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade
•universalismo
•descrições objetivas da natureza e de objetos
•retomada da Antiguidade Clássica com seu racionalismo e formas perfeitas
•surge a poesia de meditação, filosófica - mas artificial
A preocupação exagerada com o poema, tratando-o como produto concreto, final, acabado em que se deposita toda a importância; o afã na construção do objeto, deixando de lado o conteúdo, o sentimento poético, tudo isso parece um reflexo do processo de produção mecânica acelerada em que a época vivia, transformando até o próprio homem em mais um objeto de consumo.
O poeta é um ourives, um escultor, um carpinteiro, e a sua obra, o seu poema é também um produto material, como qualquer outro, onde o que importa não é o sentimento, mas sim a técnica, a capacidade artesanal do criador devidamente associada a seu esforço.
larissa lopes alves
2º46
1- A.rte pela Arte, Culto a Forma, racionalismo.
ResponderExcluir2- Visão Carnal do amor, Impessoalidade.
3- Arte pela Arte, Objetividade e Racionalismo.
Josias 2°46
A um poeta - Olavo Bilac - Culto da forma
ResponderExcluirPlena nudez - Raimundo Correa - Visão carnal do amor
Horas Mortas - Alberto de Oliveira - Racionalismo
A Um Poeta (Olavo Bilac)
ResponderExcluirCaracterísticas:
Formas Clássicas(Rima e Métrica), Objetividade e Culto da forma.
Plena Nudez (Raimundo Correa)
Características:
Linguagem Descritiva, Visão carnal do amor e Racionalismo.
Horas Mortas (Alberto de Oliveira)
Características:
Indiferença, Arte pela arte e Impessoalidade.
2º 46
Aluna:
primiro poema:Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.
ResponderExcluirsegundo poema:Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.
terceiro poema:Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
1- A.rte pela Arte, Culto a Forma, racionalismo.
ResponderExcluir2- Visão Carnal do amor, Impessoalidade.
3- Arte pela Arte, Objetividade e Racionalismo.
Laís 2°46
A Um Poeta (Olavo Bilac)
ResponderExcluirCaracterísticas:
Formas Clássicas(Rima e Métrica), Objetividade e Culto da forma.
Plena Nudez (Raimundo Correa)
Características:
Linguagem Descritiva, Visão carnal do amor e Racionalismo.
Horas Mortas (Alberto de Oliveira)
Características:
Indiferença, Arte pela arte e Impessoalidade.
2º 46
Aluna: Jordana Borges
sem influências da realidade nas formas ou conteúdos. em oposição ao sentimentalismo exacerbado. ao contrário do descuido formal dos românticos
ResponderExcluirnegação ao sentimentalismo romântico. surge a poesia de meditação, filosófica.
Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.
Thaynara,Pablo,Daniela,Flávia,Tâmara,Kayse e Bruno Melo 2º48
ResponderExcluirA um poeta
Olavo Bilac
Visão carnal do amor, arte pela arte, impessoalidade.
Plena nudez
Raimundo Correa
Arte pela arte, visão carnal do amor.
Horas Mortas
Alberto de Oliveira
Objetividade,arte pela arte.