Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BARROCO NO BRASIL -Sermão do Bom Ladrão, de Pe. Antônio Vieira

     O Sermão do Bom Ladrão, foi escrito em 1655, pelo Padre Antônio Vieira. Ele proferiu este sermão na Igreja da Misericórdia de Lisboa (Conceição Velha), perante D. João IV e sua corte. Lá também estavam os maiores dignitários do reino, juízes, ministros e conselheiros.

1.       Leia o trecho abaixo e faça a sua interpretação, em apenas um parágrafo, do que nos ensina Padre Antônio Vieira.
2.       Existe algum fato ocorrido no Brasil Contemporâneo que possa ser relacionado a este sermão ,escrito no século XVII ?
           O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam.
           Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça levava a enforcar uns ladrões e começou a bradar: lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos... Quantas vezes  se viu em Roma a enforcar o ladrão por ter roubado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo, um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província?... De Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinário: Nom cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo para roubar ele só! Declarando assim por palavras não minhas, senão de muito bons autores, quão honrados e autorizados sejam os ladrões de que falo, estes são os que disse, e digo levam consigo os reis ao inferno.

8 comentários:

  1. Aluno:Marcos Alexandre de S. Lyra
    Série: 1º ano 13.03

    1- Ele nos ensina que existem ladrões de pequeno porte, e que também há aqueles que são mais espertos e de maior perigo. Eles são aqueles lobos que se vestem de ovelha entre o rebanho, e que tem o poder julgar uma sentença a outro ladrão, más que, merece o mesmo julgamento do mesmo.

    2- Sim, não só um, mais vários fatos. Eis um exemplo: "O ministro Joaquim Barbosa condenou na tarde desta segunda-feira o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) condenou também o publicitário Marcos Valério e os sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach por peculato e corrupção ativa." (20 de agosto de 2012-http://noticias.terra.com.br)

    ResponderExcluir
  2. 1-O Padre Antonio Vieira fala dos tipos de ladrão e como eles eram tratados,as suas diferenças econômicas que os levara a furtar.Para ele roubar para comer ou outra necessidade de extrema importância não levaria esse “ladrão” para o inferno pois era para a sua sobrevivência,já para a população e para os reis e seu subordinados era um crime pago geralmente com enforcamento.Esses “reis e subordinados” segundo o padre eram os verdadeiros ladrões pois além de enforcarem um pobre que roubava para comer também invadia outras províncias,estados etc. ocorrendo as vezes guerra e matando essas pessoas para ficar com seus reinos ou províncias.Esses ladrões que merecem ir para o inferno segundo diz o Padre.
    2-Sim, por exemplo a CPI do governo de Fernando Collor de Mello em 1992 onde ele foi acusado de desvio de dinheiro para contas fantasmas, e mais recente a CPI do Carlos Cachoeira.Segundo o sermão do Bom ladrão esses sim são os ladrões de verdade que merecem ir para o inferno.

    Joney Pereira Monteiro Junior 1º13-03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1° Nos ensina que o ladrão que rouba pra não passar fome vai preso, e o que rouba um país inteiro não vai.
      2° sim. A CPI do Cachoeira pq esse tipo de ladrao merece ser preso.

      Vinicius Melo Rodrigues.
      Renato Sousa Gonçalvez.
      1° 13-04

      Excluir
  3. 1-Ele nos ensina que não devemos condenar as pessoas pobres que furtam comida para não morrer de fome pois não tem dinheiro e nada nas suas casas para comer, e condenar sim aquelas pessoas ricas e bem sucedidas que furtam o pouco que as pessoas pobres tem como citados nos exemplos no texto.

    2-Sim.um exemplo é o caso cachoeira.
    Carlinhos Cachoeira ganhou repercussão nacional em 2004 após a divulgação de um vídeo gravado por ele onde Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil José Dirceu, lhe faz pedido de propina para arrecadar fundos para a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores e do Partido Socialista Brasileiro no Rio de Janeiro. Em troca, Diniz prometia ajudar Carlinhos Cachoeira numa concorrência pública carioca. A divulgação do vídeo se transformou no primeiro grande escândalo de corrupção do governo Lula.

    Alunos:Muandas Batista e Mario Gualberto
    Serie:1º 13-04

    ResponderExcluir
  4. 1) Ele nos ensina que os ladrões não são aqueles que roubam pra satisfazer suas necessidades e são injustiçados e sim aqueles que roubam e ficam impune como nossos políticos.

    2) Sim. Até mesmo em nossa cidade, o MPE denunciou 4 vereadores por farra de diária, ou seja, eles estavam fazendo uso indevido das diárias que servem pra resolver assuntos do interesse da Câmara.

    Alunos : Valéria, Alleff e Walif
    1°13.04

    ResponderExcluir
  5. 1-Existem ladroes de todos os tipos, mas tem aqueles mas espertos como diz o Padre Antonio Vieira, pode ser ele pobre ou rico a pena deve ser a mesma para todos.

    2- sim, pois podemos ver o caso de Marcos Matsunaga que foi esquartejado pela sua própria esposa para ficar com sua herança, e como diz o padre Antônio Vieira esses tipos de ladroes que devem ir para o inferno.


    Alunas: Iara, Jaqueline, Luma, Thiarliandra.
    Serie: 1° 13-04

    ResponderExcluir
  6. 1-O Padre Antonio Vieira fala sobre dois tipos de ladrões. Tem aqueles que roubam para se sustentar, e que esses não são condenados ao inferno, e os que roubam por pura luxuria, apenas para satisfazer suas vontades, e esse sim vão para o inferno, pois não roubam para se sustentar e sim para sustentar seus vícios!

    2- Sim, podemos observar muitos fatos que acontecem, por exemplo a corrupção, que é uma coisa que nos leva a pensar no porque, afinal quem esta roubando esse dinheiro todo já esta bem de vida e não precisaria de muito mais para sobreviver. Algum tempo atrás teve um caso de um menino que roubou remédio para sua mãe que estava doente e este foi preso, já muitos corruptos, que roubam milhões por ai estão livres para fazer o que quiserem da vida. Ai vem a pergunta, cade a justiça?

    Tamara Thalia e Themisson Pereira
    1º13.05

    ResponderExcluir
  7. 1º Eu acho que ele tenta retratar dois tipos de ladrão um com a classe inferior do outro.Talvez o que leva os dois a cometer tais atrocidades como o furto "O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno",e o outro os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros "ladrões de maior calibre e de mais alta esfera",as ovelhas negra do rebanho. 2º Não existe só um como vários fatos ocorrido que podem ser comparados.A CPI de Carlos Cachoeira mais conhecido como Cachoeirinha.O outro exemplo importante foi o famoso "Mensalão" que tem por significado 'O Mensalão é um conjunto de pessoas que sempre estiveram no poder e não querem deixar que outros governem. Eles impuseram um método eficiente de repasse de verbas para que outros fossem beneficiados, tipo como negociantes de laranjas podres'.tendo como participantes principais da marfia :José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e Ramon Hollerbach. Resposta postada pelos alunos:Felipe Tiago e Lourrane Rodrigues do 1º 13-05.

    ResponderExcluir