Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Romantismo em Portugal

18 comentários:

  1. Questão Coimbrã

    No inicio da década de 1860, os estudantes de Coimbrã já estavam atentos as novidades nos principais centros culturais da Europa. O acesso a essas informações os tornou mais críticos em relação à literatura da chamada Escola de Lisboa, cuja romântica visão de mundo consideravam ultrapassada.
    Mas foi a partir de 1864 que aprofundaram-se as divergências entre os velhos mestres românticos de Lisboa e os estudantes de Coimbra. Nesse ano, Teófilo Braga publicou Visão dos Tempos e Tempestades Sonoras, e Antero de Quental, Odes Modernas. São poesias revolucionárias, preocupadas com o momento histórico, com nítida função social.
    A palavra vestais é empregada, ironicamente, para mencionar pessoas que se consideram muito puras, no caso, os consagrados autores românticos, que acusam o golpe em 1865, o romântico Pinheiro Chagas publica Poema da mocidade, obra dedicada a Antônio Feliciano Castilho, professor e mentor da Escola de Lisboa. Em uma carta ao editor, inserida nesse livro, Castilho critica duramente a poesia de Teófilo Braga e de Antero de Quental. A partir de então, tem inicio a série de discussões literárias que ficou conhecida como Questão Coimbrã.

    A revolução Francesa

    O nome de Revolução Francesa é dado a partir do conjuntos de acontecimentos que modificaram o quadro político e social da França entre 5 de Maio de 1789 e 9 de novembro de 1799.
    A revolução teve inicio durante a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e encerrou-se a partir do Golpe de Estado 18° Brumário de Napoleão Bonaparte. Entre as principais causas estavam os privilégios do clero e da nobreza e o Antigo Regime. Tinha influencia também dos ideais da Independência Americana e do Iluminismo.
    A revolução Francesa está entre as maiores da Humanidade. E pode ser citada como o principal acontecimento que originou a Idade Contemporânea, e também a partir da revolução que aboliu-se a servidão e os direitos feudais, assim como também se proclamou os princípios universais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

    Alunos : Gabriel e Humberto
    Serie: 2°23.02

    ResponderExcluir
  2. Influência da Revolução Francesa na Literatura:
    Não teve influência direta mais os escritores da literatura falavam sobre o assunto que era defendido pela revolução sendo assim “liberdade e libertação”.

    Influência da Questão Coimbrã na Literatura:
    A Questão Coimbrã fez com que os pensamentos antigos sobre a literatura se renovassem.

    Heyllane Cristina e Rebeca Nepomuceno
    2º 23.02

    ResponderExcluir
  3. Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do status quo, desatualizados em relação à cultura europeia, e um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra, que tinham assimilado as ideias novas.
    A chegada dos novos meios de transportes ferroviários, que traziam todos os dias novidades do centro da Europa, influenciou o aparecimento de novas ideologias. Este fenômeno fez despertar Antero e o seu grupo para novas formas de escrever, separando a nova geração dos ultra-românticos.
    Essa diferença assentou-se quando o Grande Castilho criticou os poemas de Antero e de Teófilo de Braga, em que ironizava e afirmava que não tinham valor nenhum. Antero, com irreverência e excesso, decide contestar o velho mestre, fez publicar uma carta-aberta a Castilho "Bom-senso e “Bom-gosto", onde, exaltadamente, se insurge contra o desdém de Castilho relativamente à nova geração de poetas. E desencadeou assim uma polêmica literária, que se prolongaria pelo ano de 1866 e levaria mesmo a um duelo à espada entre Antero e Ramalho Ortigão.
    A famosa Questão Literária ou Questão de Coimbra, que durante mais de seis meses agitou o nosso pequeno mundo literário, foi o ponto de partida da atual evolução da literatura portuguesa.

    Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799], alteraram o quadro político e social da França.
    Do mesmo modo que a Revolução Francesa influenciou o surgimento da mentalidade romântica, a Revolução Industrial está diretamente associada ao nascimento da estética realista. Em lugar de tratar dos dramas individuais, o olhar realista focalizará a sociedade e os comportamentos coletivos.
    Madame Bovary, de Gustave Flaubert, foi a primeira narrativa realista a surgir na Europa. A literatura realista visava produzir, por meio da arte, uma representação da realidade que permitisse condenar o que há de mau na sociedade. O desejo de pintar a anatomia do caráter humano se explica pela necessidade de compreender a origem de praticas e comportamentos sociais negativos.
    Para fazer essa análise, os escritores realistas adotarão a razão e a objetividade como lentes através das quais observam o mundo.

    ALUNOS: LIONEL VIEIRA
    NÁDSON SERGIO
    NARA ALVES
    2º 23-03

    ResponderExcluir
  4. Alunos: Brenda, Daniel e Marcos.
    Ano: 2º ano do Ensino Médio
    Turma: 23.03
    - Questão coimbrã: foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o romantismo, ocorrida no século XIX. Elaborada pelos estudantes de Coimbra. Como dizem “ A revolta da mocidade coimbrã”. Influenciou no enriquecimento e aperfeiçoamento da literatura, com novas formas de expressão, com uma relevância especial no emprego do adjetivo, da imagem, do concreto pelo abstrato, uma apoteose do sentimento.

    - Revolução Francesa: foi o conjunto de acontecimentos que ocorreu entre os anos de 1789-1799, onde alterou o quadro político e social da França. Uma das maiores revoluções da história. Teve como influência no surgimento da ascensão da burguesia, em reação ao universalismo neoclássico, propõe uma arte subjetiva e individualista. No qual, o romance é o gênero romântico por excelência, tomando como tema, com freqüência, o amor em suas formas mais exaltadas.

    ResponderExcluir
  5. Questão Coimbrã
    Ela foi especificamente um tipo de revolução na área das letras dentro do romantismo, o dos conservadores e dos contestatários no século XIX. Eles tinha a necessidade de criar um movimento, no qual a medida talvez passou do próprio romantismo. O dos conservadores desenrola-se em Coimbra em torno de Castilho, e o romantismo, dos contestatários desenrola-se em Lisboa em torno de Antero.

    Revolução Francesa
    A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios. Revolucionou da forma mais positiva dando aos poetas novos ênfases agora pra uma sociedade Burguesa.
    Ana Carolina, Thasmila F. Santos e Neli Póvoa 2°23-03

    ResponderExcluir
  6. A questão coimbrã foi o primeiro sinal de renovação literária e ideológica da Europa no século XIX. A Revolução Francesa marcou a queda de Napoleão Bonaparte, e os direitos iguais pra todos, sem privilégio, como recebia o Clero e a Nobreza. A Revolução Francesa não teve influências diretas na literatura, mas os idealizadores da época defendiam a liberdade, e os direitos. E a Questão Coimbrã influenciou na parte de novas idéias, renovando a época em questão

    Willian e Maise 2º 23.01

    ResponderExcluir
  7. A questão coimbrã foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o romantismo (corrente artística imposta nas obras literárias) no século XIX.
    Protagonizada por estudantes de Coimbra (Eça de Queirós, Antero de Quental etc., com Almeida Garrett a dar os primeiros passos).

    " A revolta da mocidade coimbrã havia de eclodir num movimento político, filosófico e literário, cuja amplitude ultrapassou talvez a do próprio Romantismo. Este grupo que se sublevou contra Castilho era o mesmo que, acrescido de personalidades com tendências paralelas, havia de tratar, em 1871, nas Conferências Democráticas do Casino, de colocar Portugal a par da atualidade europeia, ligando-o com o movimento moderno, estudando as condições de transformação política, econômica e religiosa da sociedade portuguesa".
    Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

    A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
    Esses acontecimentos influenciaram em dois acontecimentos literários que foi eles o romantismo e o realismo:o Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houver de mal na nossa sociedade".
    Aluno: Irlainy,Maise e Mariana ano 2 23-01

    ResponderExcluir
  8. A questão coimbrã foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o romantismo (corrente artística imposta nas obras literárias) no século XIX.
    Protagonizada por estudantes de Coimbra (Eça de Queirós, Antero de Quental etc., com Almeida Garrett a dar os primeiros passos).

    " A revolta da mocidade coimbrã havia de eclodir num movimento político, filosófico e literário, cuja amplitude ultrapassou talvez a do próprio Romantismo. Este grupo que se sublevou contra Castilho era o mesmo que, acrescido de personalidades com tendências paralelas, havia de tratar, em 1871, nas Conferências Democráticas do Casino, de colocar Portugal a par da atualidade europeia, ligando-o com o movimento moderno, estudando as condições de transformação política, econômica e religiosa da sociedade portuguesa".
    Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

    A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
    Esses acontecimentos influenciaram em dois acontecimentos literários que foi eles o romantismo e o realismo:o Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houver de mal na nossa sociedade".
    Aluno: Rodolfo ano:2 23-01

    ResponderExcluir
  9. O romantismo deu-se inicio logo após o fim da Revolução Francesa (século XVII) , revolução esta que não foi bem sucedida fato este que gerou uma grande melancolia nos cidadãos franceses. A revolução francesa buscava os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade os mesmo ideais não foram alcançados gerando assim frustração. Ai começa a primeira fase do Romantismo: a melancolia, a negação da realidade e a valorização da pátria.

    A questão coimbrã foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o romantismo no século XIX.
    Protagonizada por estudantes de Coimbrã. A revolta da mocidade coimbrã havia de eclodir num movimento político, filosófico e literário, cuja amplitude ultrapassou talvez a do próprio Romantismo. E foi a partir da questão coimbrã que deu-se o fim do romantismo e começa um novo movimento o realismo.
    Jackeline Silva, Jaqueline Aguiar e Karlla Gonçalves. 2º ano 23.03

    ResponderExcluir
  10. Revolução Francesa

    Embora a ideia da Revolução Francesa tenha influenciado o início do movimento Romântico, a sua realidade pôs os Românticos contra o regime. Conflitos entre facções políticas e as falhas do governo revolucionário causaram um período de excessiva violência conhecido como "o terror", no qual a justiça inflexível de Robespierre oprimiu e executou em massa suspeitos de serem "inimigos do povo". Cerca de 40.000 pessoas foram mortas, e muitos camponeses sofreram falsas acusações sobre suas próprias ideias, moral e opiniões. Após a queda de Robespierre, em 1794, o estado de guerra entre as facções não melhorou, e resultou em uma nova rebelião que permitiu a ascensão do ex-general revolucionário Napoleão Bonaparte a chefe de Estado, em 1799. Suas excursões militares fora da França continuaram e a expansão da França resultou em tentativas de assimilar e esmagar culturas existentes.

    Questão Coimbrã

    Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do status quo, desactualizados em relação à cultura europeia, e um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra, que tinham assimilado as ideias novas.
    Castilho tornara-se um padrinho oficial dos escritores mais novos, tais como Ernesto Biester, Tomás Ribeiro ou Manuel Joaquim Pinheiro Chagas. Dispunha de influência e relações que lhe permitiam facilitar a vida literária a muitos estreantes, serviço que estes lhe pagavam em elogios.

    Alunas : Bianca Rodrigues, Caroline Lima e Larissa Silva
    Serie : 2° 23.01

    ResponderExcluir
  11. As novas ideologias políticas, econômicas e sociais, vieram modificar na sociedade Portuguesa a partir do século XIII, sendo que a influencia da revolução francesa e industrial e do pensamento liberal ocorreu em todas as áreas, principalmente na literatura, onde a liberdade ultrapassava as regras e a razão predominava sobre a emoção.
    O fundamento da Questão Coimbrã vem acontecer nos confrontos de ideias entre Castilho e alguns jovens intelectuais, que contestando os princípios defendidos no Romantismo, mostram a vontade de expandir a literatura Portuguesa fazendo-na um instrumento de renovação, que a partir das criticas das deficiências do país iria motivar o governo à necessária evolução. O Romantismo terminou por volta de 1865 com a Questão Coimbrã.

    Adrielly Dias e Themisson Alves - 2° 23.02

    ResponderExcluir
  12. No mesmo ano em que se iniciou a Revolução Francesa no Brasil o movimento "Conjunção Mineira" que conduzia a independência do Brasil. Eles defendiam as ideias de liberdade e de libertação, o que também ocorreu no Brasil. O Romantismo teve fim por causa da Questão Coimbrã.

    Victor Augusto e Luana Rodrigues / 2° 23.02

    ResponderExcluir
  13. a questão coimbrã fi basicamente uma especie de revoluçã na aárea das letras contra o romantismo no século XIX. "A revolta da mocidade coimbrã havia de eclodir num movimento politico,filosófico e literário,cuja amplitude ultrapassou talvez a do próprio romantismo. este grupo que se sublevou contra Castilho era o mesmo que,acrescido de personalidades com tendências paralelas, havia de tratar, em 1871, nas conferências democráticas do Casino de clcar portugual a par da atualidade europeia ligando-o com o movimento moderno e estudand as condições políticas,económicas e religisa da sociedade pertuguesa"

    A revolução francesa marcou a queda denapoleão bonaparte e o inicio do luto pelos direitos iguais para todos.

    Comparação:
    A revolução francesa não teve influência literalmente faland na literatura, mas os idealizadores da época defendia os direitos iguais.

    ResponderExcluir
  14. Revolução Francesa

    Os Românticos do período revolucionário imputaram a origem de todas as ideias que eles não gostavam ao pensamento iluminista, o qual colocou a razão como o fator comum unindo a humanidade, promovendo a lógica e a ciência sobre o religioso e místico. Nenhum dos movimentos respeitou seus antecessores: os partidários do Iluminismo denunciaram a sociedade baseada na Igreja, da mesma forma como os Românticos denunciariam a sua sociedade baseada na razão. A perseguição aos religiosos e a promoção da razão no regime de terror de Robespierre relembraram a revolução. O Romantismo floresceu verdadeiramente quando teve um inimigo a enfrentar.

    Questão Coimbrã

    Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do status quo, desactualizados em relação à cultura europeia, e um grupo de jovens escritores estudantes em Coimbra, que tinham assimilado as ideias novas.
    Castilho tornara-se um padrinho oficial dos escritores mais novos, tais como Ernesto Biester, Tomás Ribeiro ou Manuel Joaquim Pinheiro Chagas. Dispunha de influência e relações que lhe permitiam facilitar a vida literária a muitos estreantes, serviço que estes lhe pagavam em elogios.

    Alunas : Pamella Alves e Leticia Costa
    Serie :2° 23.01

    ResponderExcluir
  15. A questão Coimbrã nada mais é do que um duelo entre dois romantismos que são o dos conservadores e o dos contestatários. O romantismo dos conservadores desenrola-se sobre tudo em Coimbra em torno de António Feliciano de Castilho, por sua vez, o romantismo dos contestatários desenrola-se em Lisboa em torno de Antero de Quental. Ou seja, questão coimbrã foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o romantismo (corrente artística imposta nas obras literárias de então) no século XIX.
    Protagonizada por estudantes de Coimbra (Eça de Queirós, Antero de Quental etc., com Almeida Garrett a dar os primeiros passos).
    Já a revolução francesa rebelou a literatura de forma positiva oferecendo aos poetas novos ênfases agora pra uma sociedade Burguesa. Na literatura, a etapa romântica rompeu com a tradição clássica, atribuída pelo período árcade, e apresentou novos entendimentos literários, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza afável ao homem, à temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.
    Os fundamentais autores românticos no Brasil são:

    • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.

    • Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.

    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras.

    Por: Hingrid Almeida e Yuri Borges do 2º ano 23.01

    ResponderExcluir
  16. Romantismo em Portugal
    A questão Coimbrã nada mais é do que um duelo entre dois romantismos que são o dos conservadores e o dos contestatários. O romantismo dos conservadores desenrola-se sobre tudo em Coimbra em torno de António Feliciano de Castilho, por sua vez, o romantismo dos contestatários desenrola-se em Lisboa em torno de Antero de Quental. Ou seja, questão coimbrã foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o romantismo (corrente artística imposta nas obras literárias de então) no século XIX.
    Protagonizada por estudantes de Coimbra (Eça de Queirós, Antero de Quental etc., com Almeida Garrett a dar os primeiros passos).
    Já a revolução francesa rebelou a literatura de forma positiva oferecendo aos poetas novos ênfases agora pra uma sociedade Burguesa. Não se pode dizer que a Revolução Francesa esta presente cedo em textos importantes da literatura brasileira. E só cerca de um século depois apareceram na literatura brasileira. Na literatura, a etapa romântica rompeu com a tradição clássica, atribuída pelo período árcade, e apresentou novos entendimentos literários, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza afável ao homem, à temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo. Houve um momento em que a nossa literatura teve a aparência do modelado clássico.
    Os fundamentais autores românticos no Brasil são:

    • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.

    • Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.

    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras.


    Por: Hingrid Almeida e Yuri Borges do 2º ano 23.01

    ResponderExcluir
  17. -Revolução Francesa:
    Com o ideal da Revolução Francesa a ideia de liberdade chegou a América Latina o que marcou o período de independência. Surgiu o Romantismos com as concepções literárias com condições de alma, estado, liberdade, poder de Deus através da natureza, o amor, a saudade e a valorização ao índio.

    -Questão Coimbã:
    Foi a revolução na área de letras conta o Romantismo, onde os estudantes de Coimbrã lideraram um movimento filosófico, político e literário para ultrapassar o Romantismo, mudando a atualidade européia e ligando-a com o movimento moderno.

    Fausto Junior
    Turma 23.02

    ResponderExcluir
  18. Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. O Romantismo em Portugal teve início em 1825 e termina em 1865, com a Questão Coimbrã, que inaugura o Realismo-Naturalismo naquele país. Portugal, nesse período, apresenta os reflexos da Revolução Francesa, assim como a maioria dos países europeus. Alguns destaques: ascensão da burguesia; a substituição da monarquia absolutista pelo liberalismo; a vinda da família real para o Brasil; a Independência do Brasil; a Constituição de 1822, de caráter liberal. Neste contexto têm lugar as primeiras manifestações românticas em Portugal. Didaticamente, assinala-se o início do Romantismo português pela publicação, em 1825, do poema Camões, escrito por Almeida Garrett. Segundo o professor Massaud Moisés, o Romantismo português se desenvolveu em três momentos:
    Primeiro momento - Escritores ainda com características neoclássicas;
    Segundo momento - Autores plenamente românticos; Terceiro momento - Escritores de um romantismo mais comedido.
    A Questão Coimbrã foi a maior revolta da língua portuguesa no século XIX, entre os defensores desatualizados em relação à cultura europeia, e um grupo de jovens estudantes de Coimbra, que já tinham assimilado as novas ideias. A influencia da Questão Coimbrã na literatura portuguesa foi algo positivo, pois os jovens estudantes de Coimbra que já tinham assimilado as novas ideias buscaram essa renovação contra os defensores desatualizados em relação à cultura europeia.
    As ideias surgidas na Revolução Francesa deram início ao Romantismo em Portugal e a Questão Coimbrã marcou o fim.



    Alunos: Júlia Gonçalves e Yuri Winter
    Turma: 2° 23-01

    ResponderExcluir