As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.Autor desconhecido
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Sociologia - Mudança Social
1.Pesquise e apresente comentários sobre as seguintes revoluções:
a) Revolução Francesa (1789)
b) Revolução Russa (1917)
c) Revolução Chinesa (1949)
d) Revolução Cubana (1959)
e) Revolução Sandinista (Nicarágua, 1979).
2.Responda qual a diferença entre reforma e revolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Revolução Francesa é o nome dado de conjunto de acontecimentos,5 de maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799 é alterado o quadro politico e social da França.
ResponderExcluirEla começa com a Convocação dos Estado Gerais e acontece a queda da Bastilha e encerra com o golpe de Estado do 18 de Brumário de Napoleão Bonaparte.
Considera-se a Revolução Francesa de 1789 o acontecimento politico e social mais espetacular e significativo da historia contemporanea. Foi o maior levante de massas até então conhecido que fez por encerrar a sociedade Feudal abrindo caminho para a modernidade.
Valeria Almeida, 17 years old, single, dark brown hair, brown eyes clear, high. I am a person who loves meeting new people and making new friends. I hate falsehood and lies. I consider myself a responsible, intelligent, friendly and outgoing. Sometimes I'm a little stressed and almost have no patience for some things, but I always try to be a better person. Valéria Almeida 2º23.05
ResponderExcluirRevoluçao Francesa e o nome dado ao conjunto de acontecimentos que entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alterou o quadro politico e social da França. Foi influenciada pelos ideais iluministas.Deu inicio a Idade Comtemporânea, aboliu a servidão e os direistos feudais, proclamando o princìpio de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.A revoluçao russa, em 1917, foi um periodo de conflitos, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.A revoluçao chinesa, derrubou a dinastia manchu em 1911, proclamando republica, chefiada por Sun Yat Sen. Temos tambem a revoluçao comunista, onde estes tomam o poder e proclamam a Republica popular do Chin, com mao Tse Tung.a revoluçao cubana, levou a derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba, em 1959, pelo movimento de 26 de julho, liderado por Fidel Castro, sendo de foco socialista e anti capitalista.Ja o sandinismo, 1960-1970, foi oposiçao a ditadura de Anastacio Somoza Debaylle, liderado pela frente Sardinista . A diferença entre revoluçao e reforma è, revoluçao consiste em uma mudança completa de paradigmas, enquanto a reforma è feita dentro da massa " status quo".
Excluircybele wolney
D) foi um movimento armado, inicialmente, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba em 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderada por Fidel Castro.Cuba tinha desde o início os problemas políticos, mas não tão grandes quanto aqueles que viriam a acontecer. Fulgêncio Batista foi eleito presidente democraticamente pela primeira vez em Cuba, mas a sua presidência foi marcada por corrupção e violência. Fulgêncio tem o poder de voltar através de um golpe militar em 1952. Em 1953, Fidel Castro e outros 160 homens (números incertos) tentaram o Assalto ao Quartel Moncada mas falharam, e Fidel Castro foi condenado a cerca de 20 anos de prisão, e seu movimento desapareceu.
ResponderExcluirE) A Revolução Sandinista foi uma das experiências revolucionárias que permearam o continente americano depois da Segunda Guerra Mundial. Depois de seu processo de independência, a Nicarágua, assim como outras nações americanas, teve seu Estado controlado por elites intimamente ligadas ao interesse do capital internacional. A grande maioria da população assistiu um violento processo de empobrecimento da nação a favor de interesses das potências capitalistas, principalmente os Estados Unidos.
2- Revolução é uma mudança completa de paradigmas, enquanto uma reforma é feita dento do mesmo "status quo".
Nome: luan e joelice 3° 33-04 continuação da tarefa
01.Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de Brumário de Napoleão Bonaparte.
ResponderExcluirA Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
A revolução chinesa foi uma luta nacionalista, no começo do séc. XX, a fim de que os chineses comandassem a China sem intervenção de nenhum outro país, tendo uma vitória Socialista.
A Revolução Cubana foi um movimento armado, inicialmente, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba em 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderada por Fidel Castro.
O termo Revolução Cubana também se refere à implantação em série de programas sociais e econômicas do novo governo, todos de foco exclusivamente de ideologia Comunista. O apoio soviético depois do movimento armado enfatizou seu caráter anticapitalista e também antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista. Mas isso só ocorre tempos depois do advento da revolução, não sendo o seu foco inicial, segundo alguns historiadores, que alegam esse fato ao não apoio dos Estados Unidos, a causa de Fidel Castro.
A Revolução Sandinista (em espanhol: Revolución Nicaraguenses ou Revolución Popular Sandinista) abrange a crescente oposição à ditadura de Anastásio Somoza Debayle, na década de 1960 e 1970, a campanha liderada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que levou à derrota militar da ditadura em 1979, e os esforços subsequentes da FSLN, que governou de 1979 até 1990, para reformar a sociedade e a economia do país seguindo as linhas socialistas.
A revolução não foi importante apenas para a Nicarágua, mas também para a América Central e o continente americano, que também marcou um dos acontecimentos mais importantes no desenvolvimento da Guerra Fria.
02. A Reforma é um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, com não houve progresso os que estavam insatisfeitos levaram a subsequentemente ruptura da Igreja estabelecimento o que hoje chamamos de Protestantismo.
Revolução é uma ruptura abrupta do sistema jurídico, político, social, econômico ou cultural vigente, com a subsequente formação de um novo sistema.
Em geral, uma revolução fica caracterizada quando o espaço de tempo em que as mudanças ocorrem é curto, pois, se longo, as mudanças passam desapercebidas e acabam sendo consideradas apenas um processo evolutivo.
Outra característica geral de uma revolução é a violência. Esta costuma ocorrer pelo de ser difícil que alguma mudança significativa e rápida ocorra sem o uso da força bruta ou sem reação daqueles que deixaram o poder por conta da insurgência ou ascensão revolucionária.
NATÁLHA OLIVEIRA DOS SANTOS E VALÉRIA ALMEIDA 2°23-05
a)Revolução Francesa: A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
ResponderExcluirb)Revolução Russa: Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
c)Revolução Chinesa: Em 1911, com o apoio de grande parte dos militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil.
Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, ocorreu uma disputa pelo controle do Kuomintang, que acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês.
d) Revolução Cubana: No primeiro dia de janeiro de 1959, Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba. Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha.
O governo de Fidel Castro tomou várias medidas em Cuba, como, por exemplo, nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. O Partido Comunista dominou a vida política na ilha, não dando espaço para qualquer partido de oposição.
e)Revolução Sandinista: No início do século XIX, passado o processo de independência mexicana, as regiões pertencentes à América Central experimentaram diversas transformações políticas em favor da formação de várias nações independentes. Na maioria dos casos, as elites locais obtinham o apoio estadunidense e britânico na formação de nações frágeis e incapazes de fazer frente aos interesses das potências capitalistas. Foi nesse contexto que notamos o surgimento da Nicarágua.
2) Diferença entre REFORMA e REVOLUÇÃO:
Muito mais fácil é, quando colocado na prática, a revolução que a reforma. No sentido aplicado dos dois significados não há diferença alguma, aparentemente os dois querem colocar novas idéias e novos pontos de vista. No entanto, ao longo da História, muitos fatos que deveriam ser revolucionários se transformaram em reformas que consequentemente não fizeram absolutamente nada, e o contrário também pode ser aplicado.
Alunas: Isla e Mara Regina
Série: 3º 33-04