Questões Propostas:
1. Faça uma lista das ações sugeridas pelo quadro.
2. Explique por que os quadros impressionistas estão ligados ao movimento literário do Simbolismo?
3.Quais as principais características deste movimento literário?
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.Autor desconhecido
1 – Nesse quadro Claude Monet, relata quatro mulheres em certo jardim. Elas têm o objetivo de ir apanhar flores desse certo jardim
ResponderExcluir2 – Mostrar as diferentes maneiras pelas quais elas abordam os mesmos temas, as diferentes representações como forma de reação aos padrões de determinada época, e destacar a historicidade do movimento literário vinculado às artes e cultura de seu tempo.
3 – Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos, Caráter individualista, Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo, Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música), Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão, Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
William 2º23-02
1- Nesta obra ele relatou quatro mulheres que apanhavam flores num jardim, de baixo das sombras das árvores. É de observar a soberba utilização da luz pelo pintor.
ResponderExcluir2- Mostrar as diferentes maneiras pelas quais elas abordam os mesmos temas, as diferentes representações como forma de reação aos padrões de determinada época, e destacar a historicidade do movimento literário vinculado às artes e cultura de seu tempo.
3-
- A fuga da realidade;
- Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade;
- A valorização do “eu” e da “irrealidade”;
- Musicalidade para valorizar os aspectos sonoros das palavras.
Yuri Borges e Alan Araújo
Aluna: Taynana Lima Cavalcante, 2°ano 23-02.
ResponderExcluir1- O quadro retrata o quotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores. Os rostos são indefinidos, não podem ser chamados de retratos. Monet transmite com leveza a brancura dos vestidos: ele introduz o branco solidamente na estrutura da composição toda em verde e castanho, por conta da árvore que ocupa o centro da tela e do caminho aberto na mata.
2- O Simbolismo fez na literatura o que o Impressionismo estava fazendo na música e na pintura, isto é, promoveu a diluição da figura, a perda dos contornos, a percepção individual da realidade, a influência da luz, o sonho, as imagens etéreas, o subjetivo, o momento, o conhecimento intuitivo. Tanto o Simbolismo quanto o Impressionismo registram a impressão que a realidade provoca no espírito do artista num momento particular, as sensações que ela provoca, ou seja, a realidade subjetiva. O homem se volta para as manifestações metafísicas e espirituais.
3- - Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
- Caráter individualista
- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
- Estética marcada pela musicalidade
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração e a assonância.
1- O quadro mostra uma certa alegria sobre as damas, mostra uma série de cores que veem a representar esta alegria.
ResponderExcluir2- Porque as duas formas tem ligações, como o romantismo, e não eram tão fieis a realidade da imagem, procurava retratar a beleza da paisagem ou então dos modelos quem eram representados na obra.
3- Subjetividade, falta de clareza, musicalidade...
Gustavo Cavalari e Beatriz Leal 2º 23.02
1- O quadro mostra uma quantia de alegria em relação as damas, mostrando uma série de cores que vem representar esta alegria.
ResponderExcluir2- Por causa que as duas formas tem ligações, como o romantismo, e não eram exatamente tão fieis a realidade da imagem, ela procurava retratar a beleza da paisagem ou então dos modelos quem eram representados na obra.
3- Subjetividade, falta de clareza e musicalidade.
Alunos: Luccas Leite e Willys Ribeiro 2º 23.02
1-Estilo de pintura que não representa o tema de acordo com a realidade do artista no emprego das cores, formas e texturas. Arte de projetar e construir diferentes tipos de construções, com espaços organizados para diversas atividades humanas. Arte de confeccionar peças e objetos manualmente ou sem o uso de máquinas sofisticadas.
ResponderExcluir2-É um conjunto de procedimentos que utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Se apresenta sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra.
3-O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos. A nova poesia através da declamação. A nova música por meio de concertos. A nova arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestações, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse. Para os modernistas, simbolizados em Mário de Andrade, a prática da poesia tem que ser (ou tem que ter) uma reflexão consciente dos problemas da linguagem, das suas limitações e possibilidades. Além disso vêem no poeta um sujeito criador consciente do texto literário.
O Modernismo deixou marcas nas gerações seguintes, como se observa, em geral, uma maior liberdade lingüística, a desconstrução literária e o introspectivismo. Estes novos elementos foram muito bem explorados por Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto (um mais lírico, outro mais objetivo, concreto), pelos romancistas de 30, na prosa intimista de Clarice Lispector, pelos tropicalistas que são motivo de inspiração até hoje na produção contemporânea.
Witallo Soares Francisco e Jair Rodrigues.
2° ano 23-01
Respostas:
ResponderExcluir1)1-colhendo flores;
2-conversando;
3-observando;
4-passeando.
2)Mostrar as diferentes maneiras pelas quais elas abordam os mesmos temas, as diferentes representações como forma de reação aos padrões de determinada época, e destacar a historicidade do movimento literário vinculado às artes e cultura de seu tempo.
3) ☼ Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivo;
☼ Caráter individualista; Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
☼ Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
☼ Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
Alunas: Keren Ruth e Gabriela Cavalcante
1. O quadro retrata o quotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores.
ResponderExcluir2. Porque o movimento literário do simbolismo da ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos, e também produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão.
3. Caráter individualista
Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música)
Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
Alunos: Paulo e Pedro 2º 23.01
Resposta:
ResponderExcluir1)Uma das mulheres está colhendo flores,a outra está sendo galantiada por um homem que lhe dará flores,e a outra mulher está sentada observando o horizonte.
2)O Simbolismo :é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo e ao Naturalismo.
O impressionismo surge no cenário da pintura européia do século XIX com a obra de autores que não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia.
3)Simbolismo (fins do século XIX)
Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
Nome: Jéssica Melo e Jéssica Póvoa
Serie: 2° ano 23-01
Simbolismo:
ResponderExcluir1-O quadro retrata o quotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores.
2- Trabalho conjunto entre a literatura, as artes plásticas e a música, focalizando os aspectos sensoriais e sugestivos do Simbolismo na literatura e do Impressionismo na pintura e na música. Pela aproximação dessas artes – literatura, pintura e música, o objetivo é mostrar as diferentes maneiras pelas quais elas abordam os mesmos temas, as diferentes representações como forma de reação aos padrões de determinada época, e destacar a historicidade do movimento literário vinculado às artes e cultura de seu tempo.
3- As principais características deste movimento são o misticismo e espiritualismo – A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual. É uma viagem ao mundo invisível e impalpável do ser humano. Falta de clareza, subjetivismo, musicalidade, aliteração.
Alunas: Denise Sirtoli e Larysse Gonçalves. 2ºano 23.01
1)Passeando,Conversando, colhendo flores.
ResponderExcluir2)Entre a literatura, as artes plásticas e a música, focalizando os aspectos sensoriais e sugestivos do Simbolismo na literatura e do Impressionismo na pintura e na música.
3)-Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
-Caráter individualista
-Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
-Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
-Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão
-Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos)
Alunos: Anny Ribeiro e Kleber Amorim 2º23.01
Colégio João D' Abreu
ResponderExcluir29/11/12
Alunos: Thársis, Caroline Nunes, Lourena Lima
1) O quadro retrata o quotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores
2) O projeto propõe um trabalho conjunto entre a literatura, as artes plásticas e a música, focalizando os aspectos sensoriais e sugestivos do Simbolismo na literatura e do Impressionismo na pintura e na música. Pela aproximação dessas artes – literatura, pintura e música, o objetivo é mostrar as diferentes maneiras pelas quais elas abordam os mesmos temas, as diferentes representações como forma de reação aos padrões de determinada época, e destacar a historicidade do movimento literário vinculado às artes e cultura de seu tempo
3)Misticismo e espiritualismo – A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual. É uma viagem ao mundo invisível e impalpável do ser humano. Uso de vocabulário litúrgico: antífona, missal, ladainha, hinos, breviários, turíbulos, aras, incensos.
b) Falta de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado.
c) Subjetivismo – A valorização do “eu” e da “irrealidade”, negada pelos parnasianos, volta a ter importância.
d) Musicalidade – Para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas não se contentam apenas com a rima. Lançam mão de outros recursos fonéticos tais como:
Aliteração – Repetição seqüencial de sons consonantais. A seqüência de palavras com sons parecidos faz que o leitor menospreze o sentido das palavras para absorver-lhes a sonoridade.
Simbolismo
ResponderExcluir1° O quadro retrata o cotidiano burguês de quatro senhoras, que ocupam a sua manhã a colher flores no jardim, sob a sombra das árvores.
2° Porque aproxima a literatura da música e da pintura, mostra de que maneira elas abordam os mesmos temas no período das manifestações artísticas simbolista e impressionista e como representam reações aos padrões de uma época.
3° Principais características do Simbolismo
Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafísico do que a geração marcada por Álvares de Azevedo.
Apesar da métrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramática com o intuito de não limitar o artista.
Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras é ressaltada. A poesia é aproximada da música pelo uso de aliterações.
Alunos: Ruither F. Carvalho, Mickaele Minghini, Camilla Maiana