Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Texto Narrativo -Interpretação



Responda às questões 1 e 2 após a leitura de um trecho do conto A quinta história ,de Clarice Lispector.
      Queixei-me de baratas. Uma senhora ouviu-me a queixa. Deu-me a receita de como matá-las. Que misturasse em partes iguais: açúcar, farinha e gesso. A farinha e o açúcar as atrairiam, o gesso esturricaria o de-dentro delas. Assim fiz. Morreram.
                           In:A legião estrangeira.Rio de Janeiro,editora do autor,1964.

1.Este texto possui os elementos essenciais de uma narrativa.Há enredo que se passa em um tempo e...Quais são os outros elementos?

2.Qual o foco narrativo desta história?


5 comentários:

  1. 1- O texto narrativo caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de ações, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios. Dentre aqueles caracterizados como narrativos, destacam-se os contos, novelas, romances, algumas crônicas, poemas narrativos, histórias em quadrinhos, piadas, letras musicais, entre outros.


    2- É a solução do conflito instaurado, podendo apresentar final trágico, cômico, triste, ou até mesmo surpreendente. Tudo irá depender da decisão imposta pelo narrador.

    Witallo Soares Francisco e Jair Rodrigues
    2° 23-01

    ResponderExcluir
  2. 1) "Há enredo que se passa em um tempo e lugar!" Enredo (apresentação, complicação ou desenvolvimento, clímax, desfecho);
    Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvantes);
    Tempo (cronológico ou psicológico);
    Espaço (cenário, onde os principais acontecimentos ocorrem);
    Foco Narrativo (1ª- ou 3ª- pessoa).

    2) A receita de como matar baratas.

    Alunas: Keren Ruth e Gabriela Cavalcante.

    ResponderExcluir
  3. 1-Eles acreditavam que a natureza estava presente na vida do homem desde a criação, então os homens passaram a imitar a natureza, mas não só a imitava, más a construía de acordo com a verossimilhança, e com a necessidade, a partir de então tornaram-se inventores num sentido mais elevado, esfera mais pura.
    2-o inverno agreste, úmidos vapores, A fértil primavera, a mãe das flores os ares o sutil nordeste, as aves de mil cores, alegres campos, copadas árvores.
    3-sim. Porque no inicio do texto fala sobre a natureza, e o Carpen diem tem como foco central em suas poesias a natureza.
    4-não porque, ele fala da natureza com muita emoção, e fala coisas que não tem na natureza, e a razão e um ato certo que acontece de verdade.
    5-não porque o texto só fala sobre o campo, e não cita nada sobre a cidade, Ai vai da interpretação de cada um.

    Alunos: Mario Gualberto Santos e kaio Lúcio
    Serie: 1° 13-04

    ResponderExcluir
  4. 1. Esse texto contém os elementos essenciais da narrativa: narrador, personagens, acontecimentos.

    2. O foco narrativo de 1ª pessoa ocorre quando uma personagem participa do fato, narrando aquilo que vê e sente. No foco narrativo em 3ª pessoa, o narrador é alguém que observa o fato de fora e narra-o como se fosse uma testemunha.

    Pedro H. e Paulo Alves
    2º 23.01

    ResponderExcluir
  5. 1) narrador, personagens, acontecimento.

    2) Narração em 1ª pessoa, com narrador-personagem

    ResponderExcluir