Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Proposta de produção texto - crônica sobre a Turma do 1º05

Produção textual:
Proposta de atividades de produção textual que deve levar em conta os seguintes aspectos: a determinação do gênero textual em função do contexto de produção, a escolha de um tema relacionado com a atividade de leitura, a utilização de recursos linguísticos próprios aos modos de organização do discurso envolvidos na construção do texto.Apostila CESGRANRIO

Mikhail Bakhtin enfatiza a importância da interação eu e tu do texto (oral e escrito), considerando o texto como espaço de construção de sentido, lugar em que se dá a interação entre sujeitos que têm como cenário o contexto sociocognitivo. Portanto, a dissociação entre o produtor (aluno) e o objeto de sua produção (o texto) faz com que o aluno não sinta o texto como algo produzido por ele, que reflete seus pensamentos, experiências de vida fazendo com que não consiga organizar suas idéias e acabe por produzir textos desconexos e sem unidade,
“Antes de mais nada, é preciso lembrar que a produção de textos na escola foge totalmente ao sentido de uso da língua: os alunos escrevem para o professor(único leitor,quando lê os textos).A situação de emprego da língua é,pois,artificial.Afinal,qual a graça em escrever um texto que não será lido por ninguém ou que será lido apenas por uma pessoa (que por sinal corrigirá o texto e dará uma nota para o texto)?”(GERALDI,João Wanderley.Unidades básicas do ensino de Português.In GERALDI,João Wanderley(org.).O texto na sala de aula – leitura e produção.2.ed.Cascavel:Assoeste,1984.p.54.)

Portanto cabe à escola apresentar ao aluno textos de diferentes gêneros, adequados às situações de uso e aos objetivos da interação, de modo a ampliar sua competência comunicativa.

D'ALBERGARIA, M. G. Q.,A Crônica como texto motivador na produção de texto.

4 comentários:

  1. No 1° 13-05 aconteceu muitas historias que marcaram a minha passada por aqui, mas teve uma história que nunca mas irei esquecer irei contar.
    Um dia a minha professora de português( Mº Gláucia) chegou em minha sala e falou que iria passar um trabalho de tearo e isso me interessou bastante, ela explicou o trabalho e nos pediu para dividir nossos grupos e escolher uma peça, fizemos isso e escolhemos " O auto da barca do inferno" começamos a nos esforça para fazer esse teatro foi muito divertido montar tudo isso cenário,falas e fantasias...todos estavam muito anciosos para chegar o dia da apresentação. Finalmente chegou esse grande dia todo munfo nervoso com medo de esquecer sua fala, mas graças a Deus deu tudo certo e foi tudo como planejado.
    Essa foi uma das coisas que mas marcou na minha passada pelo 1°ano, foi muito bom participar disso com quase todos os meus colegas.

    ResponderExcluir
  2. No 1° 05 aconteceu muitas historias que marcaram a minha passada por aqui mas teve uma história que nunca vou me esquecer.
    A professora de português passou um trabalho de teatro e o meu grupo escolheu ' O auto da barca do inferno' eu me interesei muito em fazer esse teatro, foi divertido montar tudo e ensaiar com alguns dos meus colegas. E essa foi uma das histórias q ficou maracada na minha vida

    ResponderExcluir
  3. Eu Moisés Melo gostei muito de um dia meu na escola onde eu estudo, vou contar um pouco.
    Mais ou menos dois meses atrás a professora de língua português Mª Glaucia passou um trabalho para toda as sala, e dividiu em 3 grupos. A parte em que o meu grupo pegou era sobre um teatro o auto da barca do inferno, ele era muito grande então eu fui perguntando quem queria ser do meu grupo, então ainda bem veio muitas pessoas.
    Começamos a ensaiar praticamente todos os dias começamos fazer a barca, que foi na minha casa, no nosso ensaio todos chegava no horário menos a minha colega chamada Beatriz toda vez nos marcava o ensaio para 3 horas ou 4 horas, mas sempre ela chegava La para as 5 horas era impressionante.
    Chegando perto do teatro era muita correria todos queriam fazer bonito, todos nos tínhamos que achar uma roupa mais eu não sabia onde encontro a minha, então em nossos ensaios eu fui e peguei uma roupa da minha namorada e comecei a vestir ficou muito engraçado, mas só tinha essa então eu apresentei com ela. As musicas era muito difícil de encontra eu fiquei encarregado por baixar elas então eu fui a buscas de todas mais achei.
    No dia da nossa apresentação do teatro do auto da barca do inferno no nosso salão de festa da nossa escola 2 colegas nossos faltaram eu fiquei muito chateado com isso, fomos na moça da portaria para ver si ela liberava eles entra somente para apresentação mas a mulher e muito chata que não deixou, então eu tive uma ideia, fui La no cara que abre o portão de baixo vou ver si ele abre, ainda bem que ele abriu, mas só depois do recreio que ele podia por causa que ninguém poderia ver. No momento da apresentação foi muito bom tudo saiu bom só não ficou bom o som por causa que era uma caixa normal não o som.
    Então o nosso teatro ficou muito bom todos nos que eram 17 colegas a metade da sala gostaram muito.
    Essa foi a minha estória de 1 dia no 1º ano 13-05.

    ResponderExcluir
  4. Colégio João D’Abreu
    Aluna: Cláudia Ferreira Neves
    Assunto: redação da sala



    Um Dia Legal

    Como já sabemos, o que acontece em uma classe é quase sempre a mesma coisa, chegamos, sentamos na carteira, abrimos os livros e começamos a estudar, mas na turma 13.05 nem sempre é assim.
    Tem de tudo um pouco nessa turma, bagunça brincadeiras, intrigas etc. hoje, por exemplo, dia 10 de setembro de 2013 foi um dia legal, bem descontraído, uma aula com apresentações, musica e alguns instrumentos.
    A nossa professora de inglês passou para a turma uma atividade diferente, para podermos sair da rotina um pouco. Os grupos escolheram as musicas para tocar e cantar em sala, nos apresentamos e ficou muito boa a nossa apresentação.
    Com isso podemos nos interagir mais com todos da turma, pois todos participam e sempre bom ter aulas diferentes.

    ResponderExcluir