Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de março de 2014

Proposta de Produção de Texto : Crônica

Leitura e resolução de exercícios das páginas 58,59,e 60.
Produzindo a Crônica:
Temas :
A greve dos professores
A festa de São José
Os assaltos ocorridos em nossa cidade
ou
um outro fato ocorrido ,recentemente, em nossa cidade e de conhecimento de todos

Observem, primeiramente, as etapas para a redação de uma crônica:

*se inspirar num outro texto
*O tema escolhido deve ser, entretanto, do seu interesse, provando em você entusiasmo, felicidade, entre outros sentimentos; até sentimentos de indignação podem ser motivadores para a produção de uma ótima crônica.
*faça um levantamento das ideias e opiniões sobre o assunto.
*formadas opiniões sobre o acontecimento escolhido, é hora de escrever a crônica.


Como iniciar o seu texto:

#O ponto de partida pode ser o próprio fato, mas esse também pode ser mencionado ao longo do texto.Procure usar a criatividade para criar seu próprio estilo.

#Sugestões para iniciar o texto:

* "Se nós estivéssemos nessa situação, nós..."
* "Na nossa opinião esse fato é..."
* "Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que..."


Valor (5,0)
Postar o texto nos comentários desta proposta.
Data para postagem até dia 28/03
ATENÇÃO !!! Sua redação deve ter no mínimo 15 linhas(depois de digitada)
Obrigada Professora MªGláucia


3 comentários:

  1. 1- a) Em um botequim, um local onde ocorre fatos do cotidiano.
    b) Consiste em acontecimentos rotineiros, porem especiais. Alguns exemplos disso são: Uma mulher sendo ajudada, um acidente na rua, algum acontecimento familiar.
    2-a) O narrador-personagem, a família humilde (mãe, o homem (pai) e a negrinha (filha)), o garçom e o homem atrás do balcão.
    b) No fundo do botequim.
    c) O tempo em que a família chega ao botequim e pede o pedaço de bolo, canta os parabéns. Em média 1 hora.
    3- O narrador personagem. Porque além de contar um fato do qual ele está participando a maioria dos verbos estão na primeira pessoa.
    4- b) Entreter os leitores e, ao mesmo tempo, leva-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos.
    5- a) De forma subjetiva, pois está impregnada de interpretações que o cronista faz da cena que se passou.
    b)Textos literários, pois o cronista está narrando, analisando e interpretando o que ele viu.
    c) A linguagem formal.
    6- a) Presente.
    b) O sentido de que está acontecendo no momento em que está sendo narrado.
    7-a) O cronista pretendia escrever uma crônica lírica
    b) Sim. Pois a crônica fala exclusivamente dos sentimentos, deixando de lado a razão e a realidade fática, nela ele expõe a sua melancolia, seu estado de espírito.

    Nara Alves Carlos 3º 33-03

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    Pág→58) Nº 1-(Letra)A
    No próprio cotidiano, ou seja, dentro do botequim.
    Pág→58) Nº 1-(Letra)B
    Da vida diária. Quer um flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num incidente domestico.
    Pág→60) Nº 2-(Letra)A
    O cronista, o casal de negros, a filha do casal e o garçom.
    Pág→60) Nº 2-(Letra)B
    No botequim.
    Pág→60)Nº 2-(Letra)C
    São poucos minutos: e só o tempo do pai fazer o pedido a mãe ajeitar tudo e todos cantarem parabéns e comer o bolo.
    Pág→60)Nº 3
    Narrador-personagem, pois ele participa da historia.
    Pág→60)Nº 4
    (B) Entreter os leitores e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos.
    Pág→60)Nº 5-(Letra)A
    De forma pessoal e subjetiva, ou seja, em linguagem literária.
    Pág→60)Nº 5-(Letra)B
    Mais próxima de textos literários.
    Pág→60)Nº 5-(Letra)C
    A variedade linguística padrão da língua.
    Pág→60)Nº 6-(Letra)A
    O presente do indicativo.
    Pág→60)Nº 6-(Letra)B
    As pessoas que leem são conduzidas pelo cronista.


    Pág→60)Nº 7-(Letra)A
    Uma crônica que fosse mais bem entendida que falasse das coisas simples e comuns e menos intencional possível.
    Pág→60)Nº 7-(Letra)B
    Sim, porque ele conseguiu tirar de uma cena do cotidiano o assunto de sua crônica que era: uma coisa pura, simples e menos intencional.
    Alunos: José Eduardo e Felipe Tiago- 3º33-01

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Fausto dos Santos Braga Júnior
    Ano/Turma: 3º ano 33.02
    Atividade página 59 e 60, do 1 a 8.

    1)a) Ele curva a cabeça e toma o café e não para de pensar em um verso do poema: “assim eu queria o meu ultimo poema”, mas como não é poeta lança o olhar para o exterior, que é onde esta as assuntos que merecem um crônica.

    b)O exterior, uma coisa ao nosso redor, uma rua, um bar, um salão de festas.

    2)a) O pai, a mãe, a filha, o garçom e o autor da crônica.

    b) Em uma mesa, no canto de um botequim.

    c)Não muito tempo, o tempo de ser atendido em um restaurante, a pressa da mãe de retirar as velinha e a ansiedade da filha de comer a fatia de bolo.

    3)Um observador, pois estava a todo momento observando o que acontecia em seu redor, e por um momento um personagem, quando o pai, o vê observando o que acontecia.

    4)b) Entreter os leitores e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos.

    5)a) De forma pessoal ou subjetiva, ele esta contando o que ele esta vendo.

    b)De jornais e revista, um texto para falar do cotidiano.

    c)Uma crônica narrativo-descritiva, explora a caracterização de seres e ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos.

    6)a)No presente.

    b)Que está ocorrendo no memento atual, em quanto conversamos.

    7)a) Como no próprio poema, um coisa simples e pouco intencional, mas que fosse bonita de se ver, de ler e imaginar.

    b)Ao meu ver sim, a crônica conta algo simples, mas bonito de se imaginar, uma cena feliz de uma família que aparentemente não tem muita condição mas a ação deles, passou ela alegria para os leitores.

    8) A cronica já foi enviada.

    ResponderExcluir